analogia

Analogia, o que é?

Analogia é uma estratégia argumentativa que faz uma comparação entre dois universos nos quais eles são considerados semelhantes, ajudando a quem recebe a informação, compreender o que está sendo explicado de forma mais simples.

Por que usar a Analogia no digital?

Simples, a analogia te ajuda a entender, a partir de um critério comparativo mais palpável, correto?

Então para você conseguir explicar algo complexo ou muitas vezes distante da realidade de uma pessoa, trazer o assunto para algo mais próximo do dia a dia dela, pode ser um fator de ajuda na compreensão.

Uma dica para que você tenha sucesso na aplicação de uma analogia no meio digital, é saber qual o tema, o receptor tem mais intimidade, para que a analogia seja feita compreendida rapidamente por ele.

Quando e aonde usar uma analogia?

Considerando a especificidade de uma analogia, é interessante usá-la ao escrever para a web apenas quando ficam muito claros os aspectos a serem aproximados.

Caso não seja dada a devida atenção a isso, é possível que as analogias não façam sentido para o leitor e, com isso, além da ineficiência em transmitir uma mensagem, o texto ficará longo e “sem sentido”.

Por outro lado, quando usada de maneira direta e sucinta, com o objetivo de simplificar o ponto de vista do autor, o texto pode ser bastante assertivo e eficaz.

Essa relação de aproximação por semelhança não acontece apenas na literatura (ou na escrita). O termo analogia também é usado com frequência nas áreas do direito, da matemática e da biologia.

No primeiro, a analogia é quando uma lei se estende a um caso não compreendido nela, por identidade de razão. No segundo, está ligada à proporções numéricas, além de ser um método da lógica. Já no terceiro, é quando há semelhança de função ou de posição entre as partes de diferentes organismos.

Até mesmo na área dos estudos da linguagem, a analogia é usada de maneiras diferentes em cada área — sintaxe, morfologia, fonética, semântica. Isso mostra que, por mais que seja aplicada em várias situações distintas, o sentido análogo é sempre o mesmo. Aristóteles, filósofo grego, afirmou que todas as coisas são iguais por analogia, pois tudo se relaciona entre si, dependendo do ponto de vista.

Um exemplo de uma analogia

Um namoro é algo que acontece por um certo tempo, assim como o relacionamento de um cliente com uma empresa que oferece seus serviços.

Estar por perto e ouvir as suas vontades, reclamações e comentários é algo que tanto no namoro como no relacionamento comercial, podem fazer enorme diferença na forma como você irá conduzir este relacionamento para o sucesso ou não.

O que é Analogiando?

Analogiando é um forma de verbalizar continuamente o que eu faço muito no meu dia a dia. Uso analogias com certa frequência para explicar aos clientes da minha agência de Marketing Digital situações sobre metodologias ou serviços que pretendemos aplicar.

Mas não esperem que o analogiando.com.br seja um site de criação. Ele será sempre um site que irá equilibrar criações próprias minhas e compartilhar criações de analogias de outros profissionais do mercado.

Preparado?

Então vamos lá, consumir o conteúdo que é postado aqui não só por mim, mas por diversos profissionais que me mandam os textos e também de exemplos que acho pela internet durante minhas pesquisa.

Vale ressaltar que sempre preservo a fonte do conteúdo que compartilho aqui, ok?

Boa leitura!

Ubirajara Carratu
Linkedin | Instagram
Pesquise no Google: Quem faz a diferença no Nordeste?