como vender inbound marketing

Investir em Inbound ou em Ads?

Esta analogia eu construí pois sempre me questionam de como vender Inbound Marketing.

ao longo dos anos que sempre me deparo com a pergunta de clientes que querem saber em quanto tempo os resultados de Inbound irão começar a aparecer.

Ao responder que Inbound Marketing não trará resultados imediatos as estratégias de marketing dele, o pânico já se estabelece na sua fisionomia, e a segunda pergunta que vem é: como podemos acelerar isso?

Simples, sempre haverá alguém que dirá, faz uma campanha para vender mais!

Adoro isso!

Então se o planejamento em Marketing parece algo intangível para alguns clientes, eu resolvi criar esta analogia para ser explicada para os fundadores ou sócios das empresas em questão:

Analogia entre o Inbound e o Google Ads.

Vamos imaginar que eu acabo de chegar para morar em São Paulo, e como sou um executivo de alto padrão, procuro uma moradia em um bairro nobre como Jardins, Moema ou qualquer outro bairro que deixe claro o meu alto critério de escolha.

Procuro um prédio e vejo somente os que têm cobertura para eu poder alugar. No caso os prédios vamos considerá-los como a escolha das palavras chaves e o apartamento/cobertura o posicionamento que a sua palavra chave ocupará no campo de busca paga do Google (o topo).

Acerto um valor mensal alto com o proprietário e imediatamente me mudo para lá. Fazendo a analogia, crio uma campanha e ativo com um pagamento e imediatamente apareço no topo das pesquisas do Google.

Enquanto eu estiver pagando o aluguel (que não é barato) eu estarei lá, no topo da melhor região para mim.

Investir em ADS é sem dúvida uma boa solução para quem quer uma resposta rápida, mas que tal você começar assim, investindo em ads e em paralelo investir na criação de uma estratégia de Inbound Marketing?

Nesta linha de pensamento seria assim, você está pagando caro para estar no lugar onde gostaria (top) do Google, mas pode em paralelo ir construindo a sua estratégia de Inbound, fazendo com que cada palavra chave vá se ranqueando organicamente no Google.

Isso é uma analogia a construir a sua casa própria, onde cada tijolo é uma palavra chave ranqueada. Então enquanto você mora de aluguel (Google Ads), você está em paralelo construindo a sua casa (SEO).

Por que o Inbound é melhor que o Ads?

Bom, até aqui está tudo ótimo, não é mesmo?

Você está morando onde escolheu, mesmo que esteja pagando caro, porém o proprietário do imóvel, sem nenhuma justificativa pede o espaço para outro cliente.

Você se revolta e diz que vai pagar mais e ele começa a fazer leilão de preço (o Google Ads faz isso pelas primeiras colocações).

Então, se você estivesse construindo a sua casa própria em paralelo, poderia sair desta sabendo que já tinha outro bom lugar garantido (SEO).

Como não vez, vai sumir do pedaço por um tempo ou ainda se mudar para um andar mais baixo, e não ter a mesma visibilidade que gostaria.

Sendo assim, quem investe em ADS, tem um retorno imediato, mas tem um custo mais alto e quando para de investir, simplesmente some ou fica sem nenhuma ação de marketing funcionando.

Já para quem investe em Inbound Marketing, sempre terá o seu espaço garantido, assim como a sua casa própria, só precisando fazer manutenção e nunca perdendo o seu fluxo de campanhas de marketing por ter parado tudo.

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